quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CUIDAR DA SAUDE DO CORAÇAO





Muitas pessoas se preocupam grandemente com a saúde do coração, principalmente se na família já existiu alguém que passou por algum problema relacionado, ou mesmo se alguém já morreu na família por problemas com o coração. Se você se encaixa neste grupo de pessoas, que se preocupam com a saúde do coração, você pode e deve observar algumas boas dicas e conselhos logo abaixo para dar um fim a sua preocupação, e conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Para cuidar bem da saúde do coração, é preciso que o indivíduo sempre esteja atento a suas atitudes do dia a dia, para que assim, ele possa melhorar, ou mesmo conservar o que precisa. O primeiro passo é se exercitar regularmente, e o segundo deixar de fumar, caso você tenha este hábito desagradável. Outra boa dica é manter um peso saudável, principalmente que possui diabetes, ou mesmo ter problemas com o colesterol. E também procure controlar o estresse!

Um dos problemas que mais aterrorizam as pessoas é o infarto, ele ocorre quando o surgimento de sangue é reduzido ou literalmente cortado para alguma parte do músculo cardíaco. Isto pode acontecer quando uma artéria coronária está obstruída ou contraída, seja totalmente, ou mesmo parcialmente.

Pelo fato do músculo cardíaco não receber sangue, ele sofre uma injúria irreversível, e para de funcionar, o que obviamente pode levar a diversas conseqüências, como principalmente a morte súbita. Para você ter ideia de como este assunto é sério, nos Estados Unidos o infarto é a causa mais frequente de mortes no país.

É isso mesmo, uma preocupação que muitas pessoas, independente da idade ou nacionalidade possuem dentro de si. E quando o infarto não resulta em morte, na grande maioria dos casos, existem diversas limitações que surgem na vida da pessoa, como por exemplo, dificuldades em realizar atividades físicas, pelo menos até que a recuperação seja completa. Então cuide-se!


Fique de olho neles. Afinal, sem eles você não vai a lugar nenhum





Existem três formas distintas que são qualificados os praticantes de corrida a pé (porem com tênis) quanto ao modo de pisar no solo (fase de apoio), que são:

Pronadores
- quando o apoio do pé no solo é para o lado interno. Segundo pesquisas do American College of Sports Medicine, mais de 80% dos praticantes de corrida são pronadores.

Supinadores
– quando o apoio do pé no solo é para o lado externo.

Neutro
– quando o apoio do pé no solo é distribuído de forma uniforme.

Nem sempre gastar o sapato ou tênis do lado externo significa que você seja um supinador. Segundo a lei da física e biomecânica (ciência que estuda o movimento do corpo), quando andamos ou corremos, o primeiro contato com o solo é a borda externa do calçado (daí o gasto mais acentuado nessa região). O que caracteriza a forma de pisar é quando transferimos o peso do corpo por completo para o pé de apoio (em contato com o solo). Essa avaliação é mais precisa se for feita por um especialista em biomecânica ou por meio de testes mais complexos, com aparelhos que medem o impacto dos pés no solo e sua distribuição de força e peso.

Tanto os pronadores quanto os supinadores devem manter o hábito constante, antes e após aos treinos, de fazer alongamentos específicos para a região da panturrilha, tendão de Aquiles e tornozelo, como forma de prevenção e de fortalecimento, evitando assim futuras lesões nos pés, tornozelos, joelhos, bacia e até coluna.

Por segurança, use o tênis adequado à sua forma de pisada no solo, para evitar problemas no futuro.

Dicas importantes para a saúde de seus pés

Todo corredor teima em dizer que gosta mais dos tênis velhos.
Aí que mora o perigo.

Larga deu, chulé: quem gosta de coisa antiga é museu, é lá que deve ficar seu velho e surrado tênis. Ou melhor, doe-o para o lixão.

Pé inchado: compre sempre um ou dois números acima do convencional, pois, durante a corrida, os pés incham. Se não houver espaço livre para os mesmos relaxarem, pode ocorrer a perda de várias unhas, o que não é nada agradável.

Dê um tempo: cada tipo de tênis, independentemente de marca ou sistema de absorção, demora em média 48 horas para voltar ao normal seu sistema de amortecimento. O impacto de cada pé no solo corresponde ao triplo do peso de seu corpo em percurso plano, chegando a quadruplicar na descida (por exemplo: para uma mulher de 50 quilos, o impacto no solo durante a corrida corresponde a 150 quilos de carga em cada pé). Por isso, tenha sempre no mínimo 4 pares de tênis superacolchoado e em bom estado para revezá-los.

Pisando nas nuvens: sinta o conforto de um modelo novo e acolchoado. Você vai se sentir correndo nas nuvens. Tenha o cuidado de amaciá-los antes de uma prova longa, pois poderá se sentir “pisando em brasas”.

No bagaço: o tempo de vida útil de cada tênis é de aproximadamente 500 quilômetros. Não use além dessa quilometragem, que poderá acarretar sérios problemas ortopédicos, podendo até interromper a prática do esporte.

Peso leve - tênis de competição, como o próprio nome já diz, é somente para ser usado em provas e treinos técnicos em pista de atletismo (jamais deve ser usado em treinos de rodagem ou mesmo para o aquecimento antes dos treinos de pista ou competições). Esse tipo de tênis foi criado para alta performance, sendo recomendado apenas para atletas que desejam obter resultados de alto nível técnico. Portanto, seu uso é adequado para pessoas de até no máximo 65 quilos. Existem no mercado tênis que suprem essa necessidade para corredores (as) que estejam acima desse peso, e que exercem a mesma função. São chamados T/C - treino e competição, porém muito mais acolchoados.

Unha de gavião - mantenha as unhas dos pés sempre aparadas (semanalmente ou no máximo a cada 10 dias). Mesmo com uma proteção extra na frente dos tênis, se as unhas estiverem longas, elas podem ficar sensíveis com a pressão dos pés dentro dos tênis durante a corrida.

Batendo uma bolinha: fazer massagem com bolinha de tênis ou de borracha todos os dias é uma forma eficaz de relaxamento dos pés. Eles vão agradecer.

limpando o rosto


Pessoal... Gostaria de fazer esse post só porque sei que muita gente que passa por aqui sofre do mesmo problema que eu:PREGUIÇA DE LIMPAR A PELE À NOITE!!!

Sabemos que a limpeza de pele diária é uma rotina muito importante para a saúde da pele, mas esse pequeno "pecado capital" nos pega de jeito de vez em quando... Mas não podemos deixar que esse sinalzinha de desleixo vire um costume. Ao deixar de limpar o rosto, a mulher favorece e muito a formação de cravos e espinhas... Além de ficar sujeita a alergias, uma vez que a pele fica oleosa e suja, o que pode ocasionar até coceiras e irritações.

O rosto é o nosso cartão de visitas e a pele dessa região é extremamente delicada, o que exige um cuidado redobrado. Para isso, encare a limpeza facial como um processo básico antes do sono. E nem adianta achar que somente lavar o rosto com água funciona. A escolha do demaquilante certo é importantíssima. O bom é aderir aos produtos sem álcool que não deixam a pele extremamente seca. É bom também escolher o mais indicado para seu tipo de pele.

Depois do demaquilante, cai bem fazer uma lavagem comsabonete neutro para tirar os excessos do produto. Eu sou usuária fervorosa do Sabonete de Glicerina Granado desde quando vovó me ensinou a usar rsss. Para ter certeza que a pele está realmente limpa, lave pelo menos duas vezes o rosto e passe um tônico em seguida. O hidratante facial precisa ser aplicado como finalização do processo. Com ele, a pele fica viscosa e nutrida, prontinha para o sono bom e um despertar de DIVA!

Para fugir do efeito sanfona

malhar é sagrado

Lembra da expressão “no pain, no gain”. Pois é, sem esforço não há recompensa, principalmente quando o objetivo é evitar o efeito sanfona.

Um dos fatores fundamentais para a manutenção do peso é a prática regular de exercícios físicos. Cerca de 90% das pessoas que se livram do efeito sanfona malham todos os dias.

Durante a fase de perda de peso, para a maioria das pessoas é mais fácil reduzir o número de calorias ingeridas do que queimar o excesso suando na esteira da academia. Mas, a longo prazo, é muito mais difícil à maioria das pessoas cortar calorias no prato do que queimá-las com malhação.

A chave do sucesso é encarar a ginástica como um hábito tão imprescindível quanto escovar os dentes ou tomar banho. A vantagem da atividade física é que ela não só queima as calorias necessárias para fechar a operação matemática do dia como tem o efeito de aumentar o metabolismo de repouso até o dia seguinte - quer dizer, ainda que a pessoa faça exercícios em dias alternados, ela ganha um bônus de calorias para consumir no dia sem ginástica.